Novidades na MEDFISIOSPORT – Acupuntura

A acupuntura é uma vertente da Medicina Tradicional Chinesa, que engloba também a Fitoterapia, Dietoterapia, Tuiná e Qi Gong (exercícios terapêuticos). A arte de inserir agulhas é milenar e no oriente vem sendo usada com a finalidade preventiva e terapêutica.

A acupuntura visa a terapia e a cura das enfermidades pela aplicação de estímulos através da pele, com a inserção de agulhas em pontos específicos. Entretanto, além do sentido restrito de agulhamento, a palavra acupuntura pode ter sentido mais amplo, o estímulo do acuponto pode ser feito segundo as várias técnicas disponíveis como ventosas, laser, moxabustão, sementes, entre outras.

Na China, a acupuntura é utilizada rotineiramente para o tratamento de diversas afecções e enfermidades que podem ser tratadas pela acupuntura como sinusite, rinite, amidalite, bronquite e conjuntivite agudas, faringite, gastrite, ansiedade, insônia, entre outras. No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, originada de vários fatores, mas a acupuntura não causa apenas um efeito analgésico; ela provoca múltiplas respostas biológicas.

No Brasil, alguns conselhos federais de saúde trataram de legitimar efetivamente sua prática, através de resoluções internas. Os precursores desta ação pioneira foram os fisioterapeutas, no ano de 1985. A base filosófica cientifica dos orientais mostra, através de seus textos clássicos, a importância de a acupuntura ser mantida como uma atividade multidisciplinar e livre de disputas por monopólio.

O Conselho Federal de Fisioterapia (COFFITO, resolução nº 60 de 20/10/1985), reconhece a acupuntura como prática de seus membros. Portanto, a acupuntura pode e é praticada por fisioterapeutas devidamente especializados por instituições de reconhecida idoneidade.

Texto por Fabiana Rodrigues, CREFITO 3: 45648-LTF, graduada em FISIOTERAPIA pela UNAERP – UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO, pós-graduada – especialização em acupuntura pelo Centro Científico e Cultural Brasileiro de Fisioterapia (CEATA), extensão em auriculoterapia e auriculomedicina francesa pelo Le Collége International d´Étude de La Statique / Oclusivo.

IV Encontro de Médicos do Futebol

Nos dias 18 a 20 de abril de 2013, o fisioterapeuta Avelino Buongermino participou do IV Encontro de Médicos do Futebol, realizado em Natal – RN, auxiliando o idealizador do programa de prevenção de lesões da FIFA 11+, Dr. Mário Bizzini. Avelino é um dos credenciados da FIFA como INSTRUCTOR TRAINIG desde 2011. Foram 25 fisioterapeutas da região norte e nordeste do país que se formaram nesta turma.


Da esquerda para a direita: Odir de Souza (fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futebol), José Alberto Fregnani Gonçalves (conhecido como Beto – fisioterapeuta do Corinthians), Bruno Mazioti (fisioterapeuta do Sport Clube Corinthians Paulista), Mário Bizzini (fisioterapeuta idealizador do programa) e Avelino Buongermino (fisioterapeuta do Santos Futebol Clube).