THERAPY TAPING – Kinesioterapia

Nos dias 13 e 14 de julho, a equipe da MEDFISIOSPORT participou de um curso de THERAPY TAPING – Conceito de estimulação tegumentar. O método utiliza-se de uma bandagem elástica terapêutica, para tratamento de doenças ortopédicas e dores.

A terapia surgiu na década de 70, no Japão e vem sendo muito utilizada em toda Europa e América, e crescendo cada vez mais no Brasil. É também um ótimo recurso para a área de neurologia, ortopedia, estética e outros. Pode ser usada na água, e com gelo, porém é contra-indicado calor quando se está utilizando a fita.

Cada vez mais, atletas amadores, profissionais e de elite estão utilizando o método e relatando resultados incríveis. É uma técnica de fácil aplicação, de baixo custo e aplicável a todos os tipos de pacientes, até os não atletas. Pode ser usada tanto em crianças como em idosos, grávidas, e em várias situações do dia-a-dia: tendinites, luxações, entorses, edemas.

Também chamada de KINESIO TAPING (KT) é uma bandagem elástica, fina, porosa, hipoalergênica e que não possui princípios ativos (medicamento) e tem como objetivo a estimulação do sistema tegumentar (pele), através de estimulação somatossensorial (proprioceptivos). Ela auxilia na terapia por meio de estímulos mecânicos constantes e duradouros na pele que por meio dos mecanorreceptores realizam um arco neural e contribuem para a percepção da posição e movimento articular, gerando uma alteração no comportamento das unidades motoras dos músculos, o que causa um aumento ou diminuição da excitação neuronal.

O método consiste na colocação de uma fita especial e elástica sobre a área a ser estimulada, onde a força mais importante é a força de reação do estiramento da fita, não limitando o movimento. Com técnicas de analgesia, de estimulação e corretiva, o método tem uma gama de opções para se alcançar os objetivos propostos:

• Corrigir deformidades
  • Aliviar dor e inflamação
  • Diminuir espasticidade
  • Aumentar tônus
  • Diminuir edema e linfedema
  • Estabilização muscular
  • Correção articular
  • Estimular em fraquezas e paralisias, entre outros…

A aplicação de Kinesio reduz edemas e a dor de lesões musculares porque a dor causada pela pressão exercida nos receptores sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a bandagem promove, elevanos a pele. Melhorando desta forma, a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.