Ganso inicia fisioterapia em Santos – Meia sofreu lesão no músculo reto anterior da coxa direita durante jogo contra o Corinthians e deve ficar seis semanas sem atuar


Ganso iniciou fisioterapia no Cepraf
(Foto: Divulgação/Flick Santos)

O meia Paulo Henrique Ganso começou as sessões de fisioterapia no Cepraf (Centro de Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol) nesta terça-feira, no CT Rei Pelé. O jogador teve uma lesão no músculo reto anterior da coxa direita durante a primeira partida da decisão do Campeonato Paulista contra o Corinthians, domingo, no Pacaembu. Ele deve ficar sem jogar por pelo menos seis semanas.

Ganso foi submetido, na segunda-feira, a um procedimento adjuvante para o tratamento de lesões musculares, chamado PRP (plasma rico em plaquetas), sob o comando do médico do Santos, Rodrigo Zogaib.

Nos dois primeiros dias de fisioterapia, vamos trabalhar apenas com contrações isométricas do quadríceps (região anterior da coxa) e suaves movimentações de flexão e extensão de joelho da perna direita. A partir dos próximos dias, vamos aumentando gradativamente a intensidade dos exercícios – disse Avelino Buongermino, fisioterapeuta do Santos, em entrevista ao site oficial do clube.

Ainda de acordo com Buongermino, o atual problema muscular de Ganso não tem nada a ver com a lesão em um dos ligamentos do joelho esquerdo, sofrida em agosto do ano passado e que deixou o meia afastado por certa de seis meses.

Mesmo sem relação entre as lesões, continuamos com o trabalho de fortalecimento da musculatura do outro joelho, o esquerdo, que foi operado há oito meses. A ênfase é reforçar principalmente a região posterior da coxa – explicou Buongermino.


Ganso deve ficar pelo menos seis semanas sem jogar (Foto: Divulgação/Flick Santos)

FONTE: Globo Esporte (http://globoesporte.globo.com/futebol/times/santos/noticia/2011/05/ganso-inicia-fisioterapia-em-santos.html)

Fisioterapeutas do Peixe participam de Encontro da CBF/FIFA e se credenciam em programa internacional para prevenção de lesões.

Os fisioterapeutas Avelino Buongermino, do time profissional do Santos FC, e Célio Rafael, da equipe de Futsal do Peixe, participaram do 1º Encontro de Fisioterapeutas CBF/FIFA, no final de semana passado, em Armação dos Búzios, no Estado do Rio de Janeiro.

Durante o encontro, os profissionais santistas participaram de um curso ministrado pelo fisioterapeuta Suiço Mario Bizzini, sobre o programa para prevenção de lesões denominado “The 11+F-Marc Injury Prevention Programme”. Assim, os fisioterapeutas do Peixe se credenciaram para difundir a metodologia a outros profissionais da área.

“Este programa consiste em uma série de exercícios voltados para a prevenção de lesões. Boa parte desta técnica já é adotada com nossos atletas, mas agora estamos credenciados como instrutores desta nova metodologia”, explicou Avelino Buongermino.

Buongermino é o coordenador do Cepraf (Centro de Excelência na Prevenção e Recuperação de Atletas de Futebol), que atende os atletas profisisonais do Santos FC. Além do atendimento diário ao time, sua equipe se especializou na recuperação de jogadores que tiveram lesões graves, entre eles PH Ganso e Maikon Leite.

Fisioterapeuta do Peixe, Avelino atuou na recuperação de PH Ganso

FONTE: SFC – http://www.santosfc.com.br/noticias/conteudo.asp?id=24346